Neste período em que vivemos, onde estamos envoltos por tanta instabilidade financeira, vivendo em meio a uma crise e dívida externa, é fundamental tanto em curto, como principalmente a médio e longo prazo, encontrar formas de rendimentos que possam gerar de fato retorno financeiro ou até mesmo a tão sonhada liberdade financeira.
Neste cenário, encontramos um formato ao qual torna possível a todos obter maior tranquilidade econômica. O investimento é cada vez mais comentado, porém muitos ainda não sabem verdadeiramente como funciona ou até mesmo como começar a investir. No nosso artigo, vamos abordar um pouco mais sobre essa modalidade.
O que é investimento?
Investimento é o capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma escolha que resigna a um benefício futuro.
Por exemplo: uma pessoa com uma poupança de 20.000 euros, decide investir esse dinheiro em ações de uma empresa a fim de as vender, mais tarde, por um preço mais elevado. Esses 20.000 euros investidos em ações podem converter-se, em um período X ao qual a pessoa poderá usufruir do seu investimento e verá duplicar o seu capital.
Investir é diferente de poupar
Muitas pessoas se confundem, achando que investir e poupar têm o mesmo significado. Poupar tem relação com a ação de guardar o seu dinheiro. Ao ato de poupar requer que a pessoa seja regrada e tenha disciplina, precisando se adaptar a novos hábitos financeiros, chegando a cortar gastos, escalonando prioridades.
No entanto, investir destina-se a fazer mais do que apenas guardar o montante de dinheiro, mas sim começar a ter rendimento com ele, aplicando sua quantia para que tenha o seu devido retorno no futuro.
Por que investir?
Os objetivos que temos ao decidir começar a investir variam de pessoa para pessoa. O sonho da casa própria, obter uma vida tranquila após a aposentadoria, poder viajar mais e oferecer uma qualidade de vida diferente para sua família.
Ainda que você considere que não tem um grande sonho a ser realizado, obter uma boa reserva de dinheiro para situações de emergência pode ser uma boa razão para investir. Então, traçar objetivos é essencial para o planejamento financeiro e deve ser sempre o primeiro passo para quem pretende ser um investidor de sucesso.